A Neurobiologia do Aprendizado na Prática

6X DE 8,17

OU R$ 49,00

COMPRAR

O livro A Neurobiologia do aprendizado na prática foi escrito por autores com formações diversas nas áreas de Saúde e Educação, entre elas, Medicina (neurologia, neurocirurgia, psiquiatria), Psicologia (neuropsicologia, psicomotricidade, análise comportamental), Biologia (bioética) e Pedagogia (psicopedagogia, ensino especial). Os autores escreveram onze capítulos baseados em experiências da prática clínica e da sala de aula, produzindo os temas:

A neurobiologia do aprendizado: o quê é e como potencializá-la; Neuroaprendência e (com) afetividade; A Neurociência na alfabetização; O transtorno desafiador de oposição e suas implicações no desenvolvimento cognitivo e comportamental do aprendente; A neuropsicomotricidade em sala de aula; Como aprender dormindo: a influência do sono no aprendizado; Distúrbios/dificuldades de aprendizagem e sugestões de neuroaprendência; A educação inclusiva sob a perspectiva da Neurociência Cognitiva; Neurociência na reabilitação neurológica em crianças após lesão encefálica; Psicofarmacologia na aprendizagem; Neurociência e música.

Os capítulos foram desenvolvidos com vistas a instrumentalizar o leitor a desenvolver novas estratégias pedagógicas que favoreçam o processo de ensino-aprendizagem de alunos com dificuldades e/ou distúrbios de aprendizagem, bem como desenvolver, de forma assertiva, estratégias para indivíduos que não apresentam dificuldades, mas que subutilizam a capacidade cognitiva do cérebro.

Autores:

Maria Augusta Alves Pimenta

Velane Oliveira Fernandes

Relcytam Lago Caribé

Renata de Moura Guedes

Augusto Parras Albuquerque

Pedro Renato de Paula Brandão

Talyta Cortez Grippe

Luiz Claudio Modesto Pereira

Audrey Regina Magalhães Braga

Carlos Nogueira Aucélio

Ana Carolina Caputo Aucélio

Ana Paula Rabello Chaves

Edição: 1ª

Estimativa de Páginas: 180

ISBN: 978-85-8423-112-6

Ano de Lançamento: 2017

Informações Técnicas
Autor
ISBN 9788584231126
Edição
Ano de lançamento 2017
Número de páginas 180

Autores:

ANA PAULA RABELLO CHAVES (DF)

Pesquisadora na área de Neurociências e Aprendizagem. Psicóloga especialista clínica e em Neuropsicologia; atuação em abordagem cognitiva-comportamental desde 1999. Consultora em gestão e formação educacional; coordenadora pedagógica e professora titular do Curso de Especialização em Neuroaprendizagem da UnyLeya; credenciada da Associação Brasileira de Dislexia (ABD/SP).

AUDREY REGINA MAGALHÃES BRAGA (DF)

Médica especialista em Psiquiatria, atua em clínica privada e na Secretaria de Saúde do DF (SESDF). Médica especialista em saúde, educação do bebê, educação inclusiva e equoterapia, residência médica em Pediatria e licenciatura em Educação Física.

AUGUSTO PARRAS ALBUQUERQUE (DF)

Graduado em Educação Física (1992) e em Psicologia (2014); especialista em Educação Física Especial; Mestre em Educação (2005), com formação em Psicomotricidade Relacional. Atua como professor na Secretaria de Educação do DF (SEEDF), psicomotricista e psicólogo em clínica privada.

CARLOS NOGUEIRA AUCÉLIO (DF)

Professor Doutor em Neurofisiologia Clínica e Neurologia Infantil pela Faculdade de Medicina da UnB/DF, Chefe da unidade de Neuropediatria e Neurofisiologia Clínica do Hospital Universitário de Brasília, Fellow em Medicina do Adolescente pelo Childrens Hospital de Los Angeles.

ANA CAROLINA CAPUTO AUCÉLIO (DF)

Cursando o 7º semestre de graduação em Psicologia pela UnB/DF, estagiária do Núcleo de Avaliação Psicodiagnóstico.

LUIZ CLAUDIO MODESTO PEREIRA (DF)

Médico Neurocirurgião, Residência médica em Neurocirurgia (1990 a 1994), Medical Observer em Estereotaxia e Neurocirurgia Funcional nos serviços em Freiburg, Boston, New York e Toronto, Fellow em Neurocirurgia Funcional na Universidade de Toronto (1999), Doutor em Ciências da Saúde – Tumores cerebrais primários (2009).

MARIA AUGUSTA ALVES PIMENTA (DF)

Mestre em Psicologia Escolar, psicopedagoga, orientadora educacional e professora universitária em cursos de pós-graduação nas áreas de Neuroaprendizagem e Transtornos do Aprender, Docência Superior, Psicopedagogia Clínica e Institucional. Coordenadora de cursos na área de Psicopedagogia Clínica. Há mais de 20 anos atua nas áreas pedagógica e psicopedagógica com alunos com necessidades educacionais especiais e alunos com dificuldades de aprendizagem em escolas particulares e na Secretaria de Educação do DF (SEEDF).

PEDRO RENATO DE PAULA BRANDÃO (DF)

Médico Neurologista. Neurologista do Departamento Médico da Câmara dos Deputados, ex-Coordenador do Centro de Referência em Transtornos do Movimento do Hospital de Base do DF, Membro Titular da Academia Brasileira de Neurologia e da International Parkinson and Movement Disorders Society.

RELCYTAM LAGO CARIBÉ (DF)

Mestre em Educação pela UnB/DF, Especialista em Aprendizagem e desenvolvimento nos anos iniciais. Experiência na área de Educação como Gestora Educacional, professora de educação básica, ensino superior e pós-graduação. Consultora e assessora em processos de formação continuada de gestores, professores e agentes comunitários em educação popular e projetos sociais. Atualmente, ocupa o cargo de Gerente de Acompanhamento da Educação de Jovens e Adultos da Secretaria de Educação do DF (SEEDF).

RENATA DE MOURA GUEDES (GO)

Mestre em Psicologia pela PUC-GO (2007). Atualmente, trabalha como psicóloga clínica (Análise do Comportamento) e Neuropsicologia (Avaliação Neuropsicológica Infantil) em Goiânia. Ministra a disciplina Tópicos Especiais em Neurodidática no curso de Especialização em Neuroaprendizagem pela UnyLeya. Foi professora visitante no Departamento de Psicologia da PUC-GO (2011-2012), ministrou as disciplinas Psicodiagnóstico Adulto, Estágio Básico Supervisionado II e Estágio Básico Supervisionado V (Clínica Comportamental). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Análise Aplicada do Comportamento, Neuropsicologia, Docência, atuando principalmente nos seguintes temas: Análise do Comportamento, Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade, Transtorno Desafiador de Oposição e Neuropsicologia.

TALYTA CORTEZ GRIPPE (DF)

Graduada em Medicina pela UnB/DF, Residência Médica em Neurologia, Mestre em Ciências Médicas pela UnB/DF, professora do Curso de Medicina do UniCeub/DF, Diretora do site Center de Brasília – Curso “Principles and Practice of Clinical Research”, Harvard University of Public Health.

VELANE OLIVEIRA FERNANDES (DF)

Graduada em Ciências Biológicas, Especialista em Biotecnologia e Bioética. Atua como professora de Biologia no ensino fundamental e médio do Instituto Presbiteriano Mackenzie/DF, Professora de Neurociências na pós-graduação de Neuroaprendizagem da UnyLeya, pesquisadora da aprendizagem sob abordagem neurobiológica.