preparação

Veja as expectativas para concursos públicos em 2016

segunda, 28 de dezembro de 2015

O momento econômico continua ruim para a União e também para alguns estados e municípios. Mas, apesar das dificuldades de 2015 que culminaram com a proposta de suspensão dos concursos federais, que assustou todo mundo, diversos concursos aconteceram em 2015 e continuarão acontecendo em 2016.

E os candidatos devem ficar ligados, porque mesmo entre Natal e Ano Novo pode sair edital. Quem resolver tirar férias pode perder o lugar na fila.

Falando um pouco de cada área principal, dá para ter uma ideia do panorama.

Por Lia Salgado.

Administrativa   
É o caso do Instituto Nacional do Seguro Social - INSS (800 vagas de técnico e 150 de analista)  e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE (600 vagas – 460 nível médio e 140 superior), por exemplo, autorizados e com prazo para edital até o fim do ano, o INSS e fim de janeiro o do IBGE.

Tribunais
Tivemos diversos concursos. Só no último trimestre tivemos editais para o TRE-MT, TJ-DF, TJ-PI e TRE-RS, TRT-14ª região e TRT-23ª região. Algumas provas estão acontecendo este mês e outras serão no início de 2016.

Fiscal  
A Receita Federal está precisando de concurso mas, enquanto não é autorizado, outros concursos estaduais e municipais estão acontecendo e os candidatos podem aproveitar, com a mesma preparação básica.

Por exemplo, acabou de acontecer um concurso para o município de Niterói, no Rio de Janeiro, com salário de R$ 21 mil.

Controle e Gestão
Tivemos concurso para a controladoria do município de São Paulo, com 400 vagas. O TCM do Rio de Janeiro já escolheu organizadora para um concurso de nível médio, com salário de R$10 mil.

Bancos
O banco do Brasil fez concurso em 2015 e deverá fazer 1 ou 2 no próximo ano, porque há regiões - incluindo RJ e SP - em que os concursos realizados estão com prazos de validade vencido ou vencendo.
A Caixa também deve fazer, mantendo a tradição de concurso a cada 2 anos, porque também o concurso está com prazo de validade acabando.

Segurança Pública
Apesar da suspensão dos concursos federais, os concursos da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal têm chance de ser autorizados. Estamos falando da área de segurança pública, que já é crítica no país.

Além desses, há as polícias civis e militares de diversos estados.

Concurso público é projeto de médio prazo. Então, se algum concurso específico demorar a sair, o candidato deve seguir estudando, melhorando a sua preparação, para aumentar as chances de aprovação.

Além disso, o candidato que escolhe uma área de concurso não fica refém de um único edital. Estuda o grupo de matérias básicas comuns a todos os concursos da área e quando sair um edital interessante inclui uma ou duas disciplinas específicas.

Assim é possível aproveitar vários editais da mesma área sem perder o foco. Mesmo uma reprovação é patamar de conhecimento para o concurso seguinte.

Lembrando que há também os concursos estaduais e municipais, que aumentam o leque de oportunidades.

Na coluna da semana passada a gente comentou sobre diversos concursos que estão previstos para 2016. Claro que em concurso não há garantias, mas são diversas possibilidades.

Mas acho que ficou claro que, mesmo num ano dito ruim, não foram poucos concursos. E só comentei alguns.

É uma questão de estar preparado. Ou não.

Fonte: G1 Concursos e Emprego

Quero mais informações

Acompanhe novidades, em primeira mão


Produtos para a sua preparação


VER MAIS